VOCÊ SABE DE ONDE O OURO SE "OURIGINA"?

VOCÊ SABE DE ONDE O OURO SE "OURIGINA"?



Você sabe de onde vem o ouro? Da ourivesaria, ok, mas antes disso, de onde ele veio? Da mina. Ok, disso toda a gente sabe, mas, como o ouro foi parar á mina? Existem duas versões diferentes, mas que por fim se entrelaçam e são praticamente complementares. Vamos às tais.

A primeira versão diz que um asteroide, do tamanho da cidade de Manhattan teria atingido a Terra, extinguido a vida e trazido uma grande quantidade de pedras preciosas (diamantes e etc.) para a região onde caiu. Daí vem a controvérsia: O ouro não é oriundo apenas de uma região no mundo. O ouro proveniente de outras regiões também seria produto de uma queda de asteroide. Mas quais as chances de caírem vários asteroides com tais 'riquezas'? Muitas, grande parte dos asteroides vêm com brinde. Mas se vem desses 'cometas', (mudei de palavra pra não ficar repetindo 'asteroide' toda hora), como é que tais preciosidades estão 'impregnadas' bem no fundo da Terra? É ai que surge a outra versão.

Esta confirma a queda de um 'objeto' do firmamento (agora eu mudei de palavra pra parecer chique, mas firmamento quer dizer céu), porém ressalta que não havia nada dentro do asteroide que pudesse originar o ouro, nessa tese afirmam que o ouro já se encontrava na Terra, mas 'separado', espalhado. Como poeira, uma é invisível, mas um aglomerado é 'palpável', e foi isso que aconteceu com o ouro, haviam mini partículas desse elemento, e quando caiu o asteroide houve um agrupamento e um super-aquecimento (não sei como se escreve isso com as novas regras da ortografia, 2012 já chegou, to ferrado), com o agrupamento, o ouro se tornou miNerável (e não miserável) e líquido, uma vez que a Terra teve um super-aquecimento, com grafia correta ou não, e então ele derreteu, com o derretimento o ouro entrou por fissões criadas pela queda do asteroide e por isso está 'impregnado' no fundo das minas. Mas conforme essa segunda tese, de onde originariam as outras pedras preciosas, como o diamante? Nessa teoria nada é citado a respeito da queda de um asteroide ter 'criado' os diamantes. Mas pra não deixar a dúvida, o diamante nada mais é do que um grafite carbonizado. Ou seja, o grafite sofre um processo pouco parecido com os fósseis que se carbonizam e viram petróleo, mas no caso, diamante. O que acontece é que aquele líquido pastoso do centro da Terra às vezes sobe, como nas erupções de vulcões, e quando fazem isto, aquecem a rocha, que por sua vez aquecem o grafite que vira diamante, ou algo assim.